Planejamento Reprodutivo
Planejar-se é fundamental, em todos os aspectos da vida.
Você sabia que a vida reprodutiva da mulher é mais curta que a dos homens?
Para se reproduzir, as mulheres precisam ter óvulos de qualidade e em quantidade satisfatória.
Nós mulheres, produzimos nosso estoque de óvulos antes mesmo de nascer, por isso falamos que temos um estoque finito de óvulos, diferente dos homens que produzem espermatozoides durante toda vida.
Desta forma, o aconselhamento reprodutivo, visa acompanhar e orientar as mulheres em sua fase de vida, alinhar seus projetos pessoais e profissionais, e realizar um aconselhamento e planejamento individual, oferecendo autonomia reprodutiva com segurança.
Questionamentos como: eu desejo ser mãe? se sim, quando? será esse o momento ideal para me dedicar à maternidade ? e se eu não quiser ser mãe no momento atual?
A preservação da fertilidade é o tratamento indicado para pessoas que desejam ou precisam adiar a gestação. Com ela é possível o congelamento de óvulos, sêmen e embriões para a sua utilização em um momento mais adequado.
Congelamento de óvulos
O congelamento de óvulos tem como objetivo preservar a quantidade e a qualidade dos óvulos, para serem utilizados em um momento mais adequado da vida da mulher, promovendo autonomia reprodutiva .
Procedimento seguro, que congela o potencial reprodutivo da paciente, não deixando o tempo agir sob a qualidade do óvulo.
Para realizar este procedimento, precisamos fazer uma estimulação ovariana com medicações hormonais, promovendo o crescimento de múltiplos folículos no ovário.
Este processo é acompanhado com a ultrassonografia transvaginal, e no momento adequado, é realizada a captação desses óvulos, que são diretamente encaminhados para o laboratório de reprodução assistida, onde é realizado o congelamento imediato.

Carolina Cravo Barroso
CRM: 52.103.107-4